segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PERSEVERANÇA (fragmentos)


“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar coisa alguma.”
(Tiago 1:2-4)


Grande gozo? Sobre o que ele está falando? As igrejas para as quais ele se dirigia estavam sofrendo uma perseguição tremenda. Após a morte de um dos principais diáconos, Estêvão, muitos cristãos fugiram de Jerusalém e espalharam-se pela Judéia e Samaria (At 8:1), sendo que muitos deles se juntaram a comunidades judaicas nas proximidades do Mediterrâneo (At. 11:19-20). No entanto, ao invés de serem bem recebidos por seus parentes judeus, foram rejeitados e perseguidos (...) e foi para esses proscritos solitários e feridos que Tiago dirigiu essas palavras incríveis: “tendo grande gozo” – ou, de acordo com a New English Bible, “considerem-se supremamente felizes”.
Mas o que Tiago estava realmente dizendo àqueles cristãos feridos? Ele estava lhes dizendo para olhar além do lado doloroso do que estava acontecendo e para o que Deus estava fazendo no meio de tudo aquilo. Queria que vissem que as tribulações – peirasmos – enfrentadas por eles não era por acaso. A prova de sua fé tinha um propósito. Suas tribulações apontavam para um final glorioso. Tudo valeria a pena se eles apenas perseverassem.
O problema, naturalmente, é que a maior parte do tempo preferimos não perseverar. Todos nós queremos um testemunho, mas preferimos pular o teste que nos confere um testemunho. Todos queremos um resultado. Mas preferimos pular o processo.
Em relação à nossa vida espiritual, muitos de nós são pessoas do tipo “tudo ou nada”. Se não somos automaticamente perfeitos, desistimos. Quando as virtudes cristãs como a paciência e a bondade parecem difíceis de serem obtidas, abandonamos nosso desenvolvimento do caráter e decidimos que a santidade é para aqueles que estão mais bem equipados. Contudo, quando desistimos, estamos desistindo da nossa parte da sociedade. A perseverança é uma de nossas responsabilidades no processo de transformação.
E que transformação! As recompensas da perseverança delineadas por Tiago para nós são muito mais do que meras palavras. Ele nos diz que o resultado glorioso da perseverança nos fará “perfeitos e completos, sem faltar coisa alguma”. A palavra usada por ele para “perfeito” é telios, que descreve uma maturidade dinâmica, uma personalidade que alcançou seu pleno desenvolvimento. E quando Tiago diz que seremos completos, a palavra holokleros significa que seremos “inteiros, perfeitos em todas as partes”. (...)
Deus usa as pressões das tribulações para aperfeiçoar nossas vidas. Ele talha facetas em uma pedra humilde para refletir Sua glória. A última frase em Tiago 1:4 ecoa em meu coração com uma esperança incrível: Quando perseveramos, nos tornamos perfeitos e completos, “sem faltar em coisa alguma”. (...) Temos tudo de que precisamos.
Por essa razão, posso lhe dizer: Persevere, amiga! Persevere. Você quer mais de Deus? Então tome outra direção. Você quer ser mais como Jesus? Então persevere – persista, continue!
Quando o fizer, eu lhe prometo, você será transformada. Transformada como Maria e Marta foram.

Trecho do livro chamado “Como ter um coração de Maria no mundo de MartaFortalecendo a comunhão com Deus em uma vida atarefada”, de Joanna Weaver. Editora: CPAD. Páginas 216/219, o qual desde já recomendando.

Deus abençoe muito você e sua família, em Nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário